Pilates e Concentração

Pilates

A vida acelerada que levamos traz como um dos efeitos colaterais a falta de atenção. Estamos constantemente expostos a muitos estímulos visuais e auditivos e a capacidade de processar esses estímulos varia entre cada indivíduo e isso repercute no processo de concentração.

Já foi estudado que pessoas extrovertidas tem menor capacidade de atenção e concentram seus pensamentos no passado, planos para o futuro ou mesmo uma análise repetitiva de atividades já absorvidas. Assim, essas pessoas tem dificuldade em manter o silêncio mental, contemplando o presente.

Esse é o caso da atriz Isis Valverde, que é hiperativa e vem se dedicando ao Pilates para aumentar a sua concentração e coordenação motora. Para conseguir evoluir nos exercícios é necessário concentração e equilíbrio, além de seguir à risca as orientações do seu professor.

Os exercícios do Pilates também podem melhorar o desempenho nos estudos, pois aumentam a capacidade de foco dos que o praticam.

O Pilates trabalha além do foco e concentração, a respiração e assim traz benefícios também no equilíbrio emocional e capacidade de memória.

Treinamos o corpo em conjunto com a mente e quanto mais os movimentos forem treinados, mais eles serão compreendidos e maior também será a percepção do ambiente no qual vivemos.

Quanto mais atento, melhor irá se desenvolver o praticante do Pilates.

Geralmente os alunos começam as sessões atentos e concentrados, mas não devemos deixar que tudo fique muito familiar, é importante sair da zona de conforto para evoluir sempre. A construção dos movimentos deve ficar mais desafiadora para exigir mais da concentração e atenção do praticante. É comum se esquecer dos detalhes e é por isso que devemos sempre nos concentrarmos no objetivo!

Concentre-se no que você deseja alcançar, nos pequenos detalhes para depois alcançar os objetivos.

http://revistapilates.com.br/2013/05/08/aulas-de-pilates-atencao-e-concentracao/

http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000544995

http://revistapilates.com.br/2014/09/12/pilates-ajuda-com-hiperatividade/