Auriculoterapia

Auriculoterapia

A Acupuntura Auricular consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimulá-los com outros métodos (sementes, cristais, laser, ímãs, por exemplo). A técnica da Acupuntura auricular é de manejo simples e o efeito terapêutico é obtido com rapidez, prevenindo e tratando as doenças.

A Auriculoterapia é indicada para o tratamento de muitas enfermidades: dolorosas, inflamatórias, endocrinometabólicas e do sistema urogenital, enfermidades de caráter funcional, crônicas, infecto-contagiosas, etc. São indicadas em casos em que o doente tem a necessidade de alívio imediato de dor, dores pungentes, agudas e crônicas, perturbações psíquicas como ansiedade e depressão, angústia, falta de concentração, vertigens, gagueira, perturbações do sistema autônomo, intoxicações por uso de drogas, tabaco e medicações.

A forma com que o corpo regula sua energia é da mesma forma que se trabalharia com a Acupuntura Sistêmica.

É gerado um equilíbrio, e seu corpo acaba se tornando ferramenta para sua melhora.

Várias combinações de pontos foram ensinadas por Mestres Chineses e Franceses. Tratamentos diferentes, mas com o mesmo objetivo, de tornar sua vida ainda melhor.

Em seu Mapa Chinês, existem 130 pontos registrados. Mas todos sabem que muitos pontos funcionam em combinações corretas com outros já conhecidos.

Para diagnosticar e definir o tratamento, a Auriculoterapia Chinesa usa tanto os diagnósticos clínicos ocidentais convencionais (história clínica, fisiopatologia) como o diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Também se realiza o diagnóstico a partir da observação e palpação do próprio pavilhão auricular. Quando um órgão apresenta algum distúrbio, a área auricular correspondente pode sofrer uma alteração pigmentar, como manchas, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. Alguns pontos podem se mostrar bastantes sensíveis ao toque e podem ficar marcados pela pressão.

O sistema auricular pode ser trabalhado/estimulado de diversas formas. Estimulação elétrica, agulhas semi-permanentes, laser, cromoterapia, sementes (geralmente mostarda ou vacária), massagem, aquecimento,esferas metálicas ou magnéticas.

As contra-indicações são sempre relativas ao bom senso em relação a esta terapêutica complementar para o bem estar do paciente. É importante que não se abandone o tratamento de alguma doença para utilizar somente a auriculoterapia. Cuidados especiais devem-se ter com as mulheres grávidas e com o uso de medicamentos que atuam de alguma forma nos transtornos neuropsíquicos.

Experimente!!!