A era Home Office


Home Office, essa é uma das palavras mais ouvidas e ditas nesse ultimo ano. No começo o home office foi um momento de muita insegurança, tivemos que nos organizar, adaptamos local de trabalho, forma de trabalhar, reuniões, atendimentos, sofrer com pouco suporte técnico, horários desorganizados e tudo isso associado aos afazeres domésticos e assim chegamos ao “novo normal”.


Agora te faço uma pergunta: o que isso pode nos acarretar em relação as questões físicas e psicológicas ao longo dos próximos meses e anos?


Sabemos que algumas empresas tinham como forma de trabalho o método Home Office, sendo assim, com base nessas empresas estudos foram feitos e com o objetivo de identificar o que este método pode acarretar nos trabalhadores, com isso chegaram as seguintes conclusões:

Estresse/ Ansiedade/ Depressão: As alterações psicológicas são as mais relatadas, devido ao aumento da demanda e de tempo de trabalho, afazeres domésticos, estudos, ao isolamento social e afins.
Insônia: A ausência de sono é algo que acarreta algumas alterações de humor, hormonais e também no rendimento das tarefas sendo ela de trabalho ou domésticos, na concentração, em relação ao condicionamento físico, entre outras alterações.
Dores: Essa é uma das maiores queixas da população, sendo elas físicas ou mentais. A falta de ergonomia de trabalho é um dos grandes motivos dessas dores. Ombro, pescoço, cabeça, quadril, ciático são os locais mais comuns de dor.


Essas são algumas das alterações mais comuns e as mais citadas em estudos Pré-Pandemia e durante a pandemia, essas questões aumentaram muito. E quais as formas para diminuir os efeitos negativos desse método?


Está comprovado em estudos lançados nos últimos 3 anos, que o tratamento preventivo com fisioterapia e a prática de atividade física, sendo ela ao ar livre, em academia, clinicas ou studio, trazem benefícios ao corpo e a mente.
Se tem a ideia de que fisioterapia, só pode ser procurada quando se está com dor ou lesionado, porém a fisioterapia também é indicada para casos de prevenção da dor, tratando as disfunções musculares, manutenção do equilíbrio, coordenação motora, disposição, qualidade de vida, funcionalidade do dia-a-dia e afins. Esse trabalho em conjunto com educador físico e/ou personal trainning traz muitos benefícios a saúde, seja ela física e mental.


O que pode ser feito, para prevenir sequelas a médio e longo prazo?
Partindo do princípio que um dos objetivos da fisioterapia é a prevenção e a manutenção, porque esperar a dor se podemos previr?
Abaixo temos alguns exemplos dos benefícios e formas de nos movimentarmos antes ou após a carga horário de trabalho:


Alongamento: Alongar é muito importante. Sabemos que na vida de home office passamos muitas horas sentados, muitas vezes de uma forma não correta e no decorrer do dia não temos o hábito de caminhar, até mesmo porque na maioria das vezes não temos tempo, não é mesmo? O alongamento pode ser feito em de 15 min’s, algo simples, e não precisa de acessórios específicos e diferenciados, com apenas uma toalha, lençol ou faixa elástica podemos fazer diversos alongamentos.
Fortalecimento: Durante o fortalecimento liberamos alguns hormônios como: adrenalina (liberada durante a atividade física para que o corpo esteja apto na resposta que os exercícios irão provocar), endorfina (responsável por aliviar dores e reduzir a ansiedade), noradrenalina (auxilia também na perda de peso e ainda ajuda na disposição para fazer atividade física). A dúvida de muitos é, tem como fazer atividade física em casa sem acessórios ou pesos? Sim, tudo é questão de adaptação, podemos utilizar garrafas com água, pacotes com areia ou o peso do próprio corpo e mesmo com “pouco recurso” ainda assim conseguimos fazer uma boa sequência de fortalecimento.
Mobilidade: Podemos trabalhar o corpo como um todo, ajudando a manter a saúde das articulações, prevenir lesões entre outros benefícios.


Espero que neste texto, eu consiga te convencer de que a melhor saída para a diminuição das dores do corpo e o alívio da mente, seja a prática de atividade física e uma bela noite de sono. Independentemente do local da pratica, seja ela em casa ou em um local com recursos para a pratica da atividade física, o importante é se movimentar.
“O corpo é uma maquina feita para se estar em movimento. Movimente-se”

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Profissional: Isabela Gomes

  • Graduação Fisioterapia – Uninove (2017)
  • Especialização em Reabilitação Musculoesquelética Traumato Ortopédica e Desportiva – Physio Cursos (2020)
  • Instrutora de Pilates – Body Pilates (2018)